Guardiões do clima

Guardiões do clima

Cuidar das pessoas para
que todos nós possamos cuidar do planeta

O que são destinos Guardiões do Clima? Faz parte da iniciativa Turismo CO2 Legal, projeto da ONG Mecenas da Vida, parceira do SeloXis. A ONG atua em localidades com perfil turístico engajando uma rede de participantes (hotéis, pousadas, restaurantes, comércio e serviços) no enfretamento à crise climática global.

Os negócios chancelados pelo SeloXis participam do projeto compensando suas emissões por meio da contribuição com iniciativas que melhorem a qualidade de vida das comunidades, tornando cada família que aderir ao programa uma guardiã local da natureza e do clima. A verba para a compensação será advinda da taxa de turismo paga por visitantes desses destinos Guardiões do Clima.

Serra Grande (BA): destino Guardião do Clima . Foto: TurismoCO2 Legal

“Nosso objetivo é ajudar a construir lugares onde todo mundo que está presente no território atua de forma sinérgica pela restauração, conservação, inclusão socioeconômica e soluções para as questões climáticas”, explica Salvador Ribeiro.

Ao aceitar fazer parte do programa e receber um pagamento mensal, as famílias assumem compromissos com a conservação e regeneração da floresta. Entre os compromissos estão: não desmatar áreas florestais, fazer a restauração de suas terras e plantios através do sistema agroflorestal, não caçar animais silvestres, manter filhos em idade escolar na escola e participar das capacitações para produção agroecológica e mutirões de trabalho.

Atualmente, são cinco  destinos onde a rede de empreendimentos do turismo se comprometeu com o programa Guardiões do Clima: Itacaré (BA), Península de Maraú (BA), Serra Grande (BA), Trancoso (BA) e Jericoacora (CE).