Hotéis sustentáveis certificados pelo SeloXIS adotam soluções inovadoras para unir turismo e preservação ambiental
Os hotéis sustentáveis certificados pelo SeloXIS implementam práticas que unem preservação ambiental, inovação e impacto social. Descubra nesse texto quais ações aparecem com mais frequência entre os estabelecimentos certificados e o potencial de cada uma delas para transformar o turismo num aliado nesse desafio.
Se observarmos o conjunto de hotéis certificados pelo SeloXIS, podemos identificar uma notável diversidade tanto nas paisagens e culturas das diferentes regiões do Brasil onde estão localizados, quanto no repertório abrangente de boas práticas sustentáveis que adotam. Juntos, esses empreendimentos ilustram de forma concreta o que os estabelecimentos de turismo precisam fazer para contribuir com a superação dos desafios sócioambientais que enfrentamos hoje.

Energia limpa e água de reúso estão entre as práticas dos hotéis SeloXIS
O investimento em eficiência energética em hotéis por meio de fontes renováveis, como solar, eólica e hidráulica, é um primeiro bom exemplo. Comum em 70% dos hotéis certificados pelo SeloXIS, essa prática revela imenso potencial de impacto socioambiental positivo.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas, “as fontes renováveis emitem pouca ou nenhuma emissão de gases de efeito estufa”, quando comparadas à queima de combustíveis fósseis. Ao passo que a Agência Internacional de Energia (IEA) indica que a expansão de energias renováveis será uma das principais contribuições para a redução de CO₂ até 2030.
Além disso, a edição 2024 do relatório Renewable Energy and Jobs, produzido pela Agência Internacional para as Energias Renováveis, apurou que o setor já é um polo gerador de empregos. Em 2023, o número global de empregos em renováveis foi estimado em aproximadamente 13,7 milhões, com 44% desse número (7,1 milhões) relacionado especificamente ao setor fotovoltaico. Bons exemplos de prática nesse sentido podem ser encontrados no Ibiti Projeto, que mantém painéis solares para geração de energia, e a Pousada do Outeiro, onde o abastecimento de energia é feito 100% por sua usina solar.
Na gestão de água, sistemas de reuso e tratamento – prática evidenciada por 60% dos hotéis certificados pelo SeloXIS – possibilitam a redução do consumo de água em até 50%, segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. A prática também evita contaminação do solo e dos lençóis freáticos em mais de 90%, de acordo com levantamento do portal Washdata, ligado à Unicef.

Outras práticas comuns dos hotéis sustentáveis
Pesquisa aplicada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) estimou que a gestão sustentável de resíduos – prática em 100% dos hotéis certificados – tem potencial de reduzir “de forma significativa” as emissões de gases do sistema de resíduos sólidos municipais.
O Rancho do Peixe faz nem essa “lição de casa”. A gestão de água por lá inclui reuso em todos os 26 bangalôs por meio de Bacias de Evapotranspiração (BET), além de fazer captação e uso de água da chuva para irrigação, ter torneiras e chuveiros de baixo fluxo e fossas ecológicas.
Já a construção sustentável com materiais reciclados e certificados garante menor pegada de carbono. É o que mostra o levantamento Global Status Report for Buildings and Construction (UNEP, 2022).Além de favorecer conforto térmico – o que, consequentemente, contribui para a eficiência energética. A Vila de Alter Pousada Boutique Amazônia é exemplo de arquitetura sustentável, graças ao uso de madeira certificada, telhas de fibras vegetais (também recicladas) e ventilação cruzada para reduzir consumo de energia.

Hotéis evitam desperdício
A alimentação também é prioridade nos hotéis SeloXIS. Segundo o estudo The State of Food and Agriculture, da FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura –, publicado em 2019, hortas orgânicas e parcerias com pequenos produtores ajudam a reduzir o desperdício e as emissões ligadas ao transporte de alimentos, ao mesmo tempo em que se promove a diminuição do desperdício de alimentos e o apoio a comunidades locais.
Entre os projetos mantidos por hotéis SeloXIS nesse quesito, um dos destaques é o trabalho desenvolvido pelo Ibiti Projeto, a Gaia Produtos Ecológicos, que produz e comercializa alimentos sem uso de agrotóxicos, com o selo de produto orgânico em processo. A inciativa abastece boa parte dos restaurantes do hotel. E o que não é produzido lá, é adquirido de parceiros locais comprometidos com práticas sustentáveis.
Além disso, a eliminação de plásticos descartáveis e a preservação de áreas verdes ampliam a conservação da biodiversidade, garantindo que os hotéis tenham um papel ativo na redução da pegada de carbono no turismo. Os dados são do levantamento The New Plastics Economy: Rethinking the future of plastics, produzido pela Ellen MacArthur Foundation.
Nesse quesito, podemos destacar duas parcerias interessantes. A da Pousada do Ouro com cooperativas locais de reciclagem – todos os recicláveis são destinados a esses centros – e a da Pousada Vila Kalango com a Usina de Reciclagem de Jericoacoara.