O que fazemos
O que fazemos
Uma certificação esg para gerar impacto socioambiental positivo e transformar boas práticas de sustentabilidade em valor reconhecido pelo mercado, ampliando a confiança de parceiros, clientes e investidores.
certificação esg para o turismo brasileiro: conheça o SELOXIS
O SeloXIS é uma certificação ESG para o turismo brasileiro, criada pelo InstitutoXIS, e nasceu para diferenciar empreendimentos que já adotam práticas sustentáveis e apoiar os negócios que estão iniciando essa jornada, oferecendo orientação e credibilidade no processo.
Com critérios auditados e alinhados às melhores práticas globais, a certificação SeloXIS ajuda a 1) atrair hóspedes que valorizam o turismo responsável, 2) fortalecer a reputação com parceiros e investidores e 3) reduzir custos com uma gestão mais eficiente. Trata-se de um diferencial competitivo que transforma boas práticas de sustentabilidade— e o compromisso em implementá-las, mantê-las e aprimorá-las— em valor percebido e reconhecido pelo mercado.
Como funciona a certificação Seloxis
Por meio de metodologia própria, desenvolvida a partir dos principais frameworks do mercado, como o Sustainability Accounting Standards Board (SASB) e Indicadores Ethos, o SeloXis avalia indicadores da governança e de impacto socioambiental dos empreendimentos do turismo.
O processo de certificação SeloXIS é baseado em duas fases. Sendo a primeira o levantamento de indicadores ESG e a realização do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). A segunda fase refere-se à adesão ao programa ContrapartidaXIS, que fomenta e rastreia, por meio de tecnologia blockchain, o impacto socioambiental positivo e o desenvolvimento sustentável dos destinos (leia mais abaixo).
Certificação SeloXIS e o mapeamento das emissões de GEE
Uma etapa fundamental da certificação SeloXIS é o Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE). Essa ferramenta permite identificar e monitorar fontes de emissões de gases como CO₂, CH₄ e N₂O, que contribuem para o aquecimento global.
O aumento desses gases intensifica a crise climática e está diretamente ligado à ocorrência de eventos climáticos extremos, como enchentes, secas e ondas de calor. No turismo sustentável, compreender esse impacto é essencial para garantir experiências seguras e preservar os ecossistemas dos quais o setor turismo depende. O Inventário orienta os negócios em três passos principais:
- Quantificar as emissões de GEE.
- Reduzir essas emissões com mudanças na gestão.
- Compensar o que não pode ser evitado.
Certificação SeloXis: como diminuir as emissões de GEE
Além de proteger o meio ambiente, reduzir emissões fortalece a economia e a qualidade de vida. Hotéis e pousadas que buscam a certificação encontram caminhos práticos de como diminuir as emissões dos GEE e oferecer experiências alinhadas a uma viagem sustentável:
- Energia limpa: substituir combustíveis fósseis por solar, eólica ou biomassa.
- Eficiência energética: evitar desperdícios em equipamentos, iluminação e climatização.
- Transporte sustentável: incentivar bicicletas, transporte coletivo e carros elétricos.
- Gestão de resíduos: reciclar, compostar e reduzir o envio de lixo para aterros.
- Consumo responsável: valorizar alimentos locais e agricultura de baixo carbono.
- Preservação da natureza: proteger florestas, oceanos e áreas verdes que capturam carbono.
Essas práticas reforçam a sustentabilidade no turismo e ajudam a atender à demanda crescente por viagem sustentável.
compensação e impacto positivo com a certificação
Mais do que uma certificação, o SeloXIS é uma jornada, que começa com a avaliação de indicadores ESG e termina na ponta da cadeia do turismo, gerando benefícios concretos em comunidades, conservação e clima. Por isso, para compensar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) inevitáveis, os hotéis certificados pelo SeloXIS tornam-se corresponsáveis por apoiar financeiramente projetos de impacto socioambiental positivo.
O empreendimento pode indicar ou escolher uma iniciativa do portfólio programa ContrapartidaXIS, do InstitutoXIS. A aplicação do investimento recebido pelos projetos cadastrados poderá ser acompanhada no app SeloXIS. Para que esse ciclo se feche com governança e rastreabilidade, o Instituto se compromete a garantir:
Rastreabilidade ponta a ponta (tecnologia blockchain): ao centralizar pelo Instituto, conseguimos acompanhar e comprovar a jornada do recurso, do repasse até o resultado final em campo, dentro do escopo do SeloXIS. Isso inclui padronização de indicadores, documentação, relatórios e integração com nossa tecnologia de monitoramento.
Transparência do modelo financeiro: ao serem certificados pelo SeloXIS os empreendimentos concordam com a doação para o InstitutoXIS do valor de R$ 5 por diária vendida. Sessenta por cento dos valores recebidos serão repassados diretamente aos projetos e 40% ficam no Instituto para cobrir custos operacionais, equipe de tecnologia, gestão, monitoramento e auditoria. Esta estrutura é o que permite manter a qualidade técnica, a comparabilidade entre projetos e a prestação de contas.
Prestação de contas e comunicação de impacto: pelo Instituto, os empreendimentos recebem relatórios e evidências padronizadas, facilitando a comunicação com hóspedes, parceiros e auditorias. É o que permite afirmar, com base em dados, que a certificação gera impacto mensurável — e não apenas intenções.